Recentemente descobri uma pequena pérola da
reality tv que, excepção feita, é irremediavelmente inócua e, algumas vezes, poucas, irresistível. Ora bem, esse oásis no
trash tv é o programa da MTV
If You Really Knew Me, em que um grupo de alunos representativos dos chamados grupos sociais - góticos, gays, betos, populares, atletas, emos, pretos, brancos, amarelos, latinos e sei lá mais o quê, é, literalmente, intervencionado, sendo "obrigados" a conviver e a conhecer-se uns aos outros.
.
O resultado é muito simples, mas mesmo assim, sensacional: os estereótipos caem todos por terra e as mentalidades e consequentes acções tomam direcções diametralmente opostas ao que os miúdos estão tão formatados para fazer, ou seja, deixam de preconceber e pré-julgar para passarem a fazer coisas tão fundamentalmente simples como cumprimentar, falar com e passar a conhecer determinada pessoa cuja atenção "não mereceria" antes do chamado "challenge day". Atitudes básicas tantas vezes afundadas no baú da sociedade actual, baseada em máscaras e etiquetas.
.
Há lá muita lamechice, é certo, mas é daquela lamechice que faz sentido, que deve ser sentida e partilhada. No outro dia cheguei mesmo ao ponto de me emocionar (coisa difícil, mesmo) com uma miúda "intervencionada" e que, como resultado do challenge day, ao chegar a casa lê uma carta aos pais a pedir desculpa por todas as discussões e mau ambiente que fomentou na família.
.
Inspirador. Parabéns MTV, por algo tão não-inócuo - um conceito novo, for sure.