March 31, 2009

Lisa Ling

Apercebi-me desta jornalista americana através das suas correspondências estilo documentário in your face, mas sempre com uma dimensão humana gigante, para o programa de uma autêntica guru mundial, Oprah. Uma que nunca mais me largou foi aquela impressionante peça sobre os milhões de cães abandonados na América, os milhares abatidos diariamente, e as batalhas diárias na esperança da sua adopção.
.
Quando aprofundei wikipedicamente a minha pesquisa, espantei-me com o alcance do seu trabalho a nível mundial: as mais bárbaras crueldades são documentadas da Índia ao Congo, do Uganda ao Gana - coisas tais que me poupo de as transcrever; os despojos do massacre de Virginia Tech e do furacão Katrina tiveram a sua chancela; a crueldade para com os animais inclui a matança de tubarões na Costa Rica e de elefantes no Chade; os obrigatórios Iraque e Afeganistão, a drug war na Colômbia e uma muito arrepiante peça sobre os gangues nas prisões americanas (eu é que não entrava ali...).
.
.
Tão simples, tão óbvia, e tão polémica - sim, gerou polémica, aquela verdade pura e dura, a que magoa, feriu muitos orgulhos. E eu pergunto-me - desde quando e até quando não fez sentido?

No comments: